Estudantes de cinco escolas municipais, 12 colégios estaduais, grupos de escoteiros, representantes de instituições da sociedade civil e a Força de Segurança do Estado participaram nesta quinta-feira (07) do desfile cívico-militar que comemorou os 195 anos da Proclamação da Independência. O evento tomou a Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, com grande presença de público.

“Esse é um momento importante para refletirmos sobre o que cada um tem feito pelo fortalecimento do nosso Brasil, sobre a valorização dos princípios morais, éticos. Todos devem fazer a sua parte para que a chama do patriotismo, do amor a esta nação permaneça sempre acesa”, afirmou o governador Beto Richa.

Para o prefeito Rafael Greca, o evento lembra a grandeza do Brasil fundado por Don Pedro I. “A grande alegria da festa da nossa pátria multiplica a nossa responsabilidade com o Brasil. O país não é a má notícia que vem de Brasília. É o trabalho do povo que a cada dia proclama a nossa independência”, disse.

O desfile de 7 de Setembro foi organizado pelo Governo do Estado e a 5ª Divisão de Exército, em parceria com a Liga da Defesa Nacional. O desfile cívico abriu a comemoração. Em seguida, tropas militares marcharam pela avenida. As Forças de Segurança no Estado foram representadas pela Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Alunos dos colégios Militar de Curitiba e da Polícia Militar do Paraná, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Academia Militar do Guatupê e dos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva também desfilaram. A cerimônia foi encerrada com o desfile da frota motorizada de viaturas civis e militares e  da cavalaria da Polícia Militar do Paraná e do Colégio Militar de Curitiba.

“É um momento de integração, um momento em que nós cultuamos os nossos valores, a simbologia da nossa nação, da nossa bandeira. Nesse momento, ao comemorarmos Dia da Independência, nós nos aproximamos da comunidade e tentamos fazer o melhor para que a festa do povo seja coroada de brilho”, disse o comandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato.

Semana da Pátria

As festividades da Semana da Pátria iniciaram no dia 1º de setembro, com o acendimento do Fogo Simbólico em cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê. A pira ficou acesa durante a semana em frente ao Palácio Iguaçu. Também aconteceram desfiles militares em Pinhais, Piraquara e no bairro Pinheirinho, em Curitiba.