Se Curitiba já teve céu cinzento, ninguém lembra mais. Há exatos 25 dias a capital paranaense não tem registros de chuvas ou garoas isoladas. Com característica de tempo seco, a estação mais gelada do ano termina na sexta-feira (22) que vem e promete se despedir exatamente assim – sem chuva. Não há previsão de nuvens carregadas para o fim de semana e nem para a outra semana.

De acordo com o Instituto Simepar, o último registro de chuva aconteceu no dia 20 de agosto, com 55,4 milímetros de acúmulo de água. “A última chuva significativa foi no dia 20 de agosto. Depois, no dia seguinte, tivemos uma de intensidade bem fraca e depois disso não tivemos mais registro de chuvas em Curitiba e nem na região metropolitana”, detalhou o meteorologista Paulo Ricardo Barbieri.

Para a Banda B, ele explicou que a previsão inicial para setembro era de índice de chuvas dentro da média, mas que um fenômeno de massa de ar seco deixou o Estado sem chuva. “Ocorreram bloqueios atmosféricos que estão favorecendo esse período seco no Estado. Inverno é considerado período com poucas chuvas, mas elas se tornaram bem escassas. Esses bloqueios impedem a formação de nuvens de chuvas, ficando esse período bem seco na região”, descreveu.

Previsão

Com a umidade relativa do ar em 40%, Curitiba ainda não tem previsão de chuva para os próximos dias. “Não temos previsão de chuvas significativas para os próximos dias. Podem ocorrer aquelas de pouca intensidade e bem isoladas, principalmente, em regiões com divisa de Santa Catarina e região sul metropolitano”, finaliza o meteorologista Barbieri.