Com a participação de mais de quatro mil pessoas, Fazenda Rio Grande parou para assistir ao Desfile Cívico comemorativo ao Dia da Independência, na manhã desta sexta-feira (1º), na Praça Brasil. Com a participação de autoridades de diversas cidades, entre elas o prefeito de Mandirituba, Luiz Antônio Biscaia, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, comemorou o significado do evento. “É uma data que precisa estar sempre em nossas memórias, temos que resgatar seu significado e fortalecer esses símbolos entre os mais jovens”, comentou.

O desfile foi aberto oficialmente com a execução do Hino Nacional com a Banda Escola Municipal de Fazenda Rio Grande, com regência do maestro Evaldo Ribeiro. A Banda abriu e conduziu o desfile por cerca de duas horas.

Participaram 1.800 alunos das escolas municipais, Cmei’s, além de outras centenas de representantes das secretarias. O esporte contou com algumas das equipes que integram o Centro de Excelência , equipes dos projetos culturais, a Polícia Militar contou com a tropa e a Cavalaria; carros pioneiros da Polícia Rodoviária Federal, além das viaturas da Polícia Civil, Guarda Rural, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e guardas municipais de Curitiba, Campina Grande do Sul, Mandirituba, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Campo Largo.

Entre as autoridades estavam o inspetor Mariano Furtado, da PRF; 1º Tenente da PM Fabio Deiverson Ribeiro,  1º Tenente Pedro Henrique de Jesus Prado, secretária de Defesa Social de Mandirituba, Fransueile Aritusa Claudino; superintendente Ismael Oliveira, da PRF, o presidente da Câmara de Vereadores, Julinho do Pesque, o vice-prefeito Sivestre Savitski, o Major Lorenzeto e 1º Tenente Jackson, do Corpo de Bombeiros, o delegado de Fazenda Rio Grande, Mario Sergio Bradock, a Comandante Ilda Soares, da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, Joel Buhaz e Inspetor Ribas, representantes da Prefeitura de Curitiba, além dos vereadores fazendenses e todo o colegiado de secretários.