Um protesto realizado por moradores do bairro Guarituba em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, bloqueou totalmente por cerca de duas horas o Contorno Leste, na BR-116, na manhã desta quarta-feira (18). A manifestação aconteceu na pista sentido Curitiba e organizada por um grupo de funcionários de uma empresa próxima e de vizinhos. Eles não querem o fechamento do acesso ao bairro, conforme planeja a concessionária Autopista Litoral Sul, segundo os manifestantes.Por volta das 10h a pista foi liberada.

O bloqueio aconteceu no quilômetro 90 e o congestionamento, às 9h, já era de cerca de quatro quilômetros. Alguns motoristas conseguiram realizar manobras de retorno para fugir do bloqueio. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local.

Uma das funcionárias da empresa, que preferiu não se identificar, o acesso é a principal ligação da região com outros bairros e o Contorno Leste. “São mais ou menos 40 funcionários, a concessionária quer fechar nosso acesso onde até mesmo os clientes da empresa usam. Sem acesso aos clientes, a empresa pode fechar. A comunidade vai ficar isolada, dificultando até mesmo a segurança no local. Queremos um acesso seguro aqui”, defende a manifestante.

Um morador da região se uniu ao protesto e relembrou que já houve outras intervenções no local. “Estão querendo fechar, já fizeram uma vez, a gente foi e tirou os guard-rail e conseguimos o acesso. Agora querem fechar de novo, vai prejudicar a empresa aqui, os funcionários, as famílias que moram aqui e precisam desse acesso”, finalizou Moisés de Souza da Silva.